Apresentação



1 Introdução

O repositório digital da SBPC visa promover a gestão da informação e a disseminação técnico-científica das ações e atividades da entidade, por meio da reunião, organização, armazenamento, recuperação e promoção do livre acesso ao conhecimento produzido e acumulado no decorrer dos seus mais de 70 anos. Pretende também ser uma ferramenta de preservação e armazenamento de sua memória.

O repositório utiliza a ferramenta DSpace, um software livre difundido no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e o Dublin Core (DC) como padrão de metadados para a descrição dos conteúdos.


2 Organização

O Acervo Digital SBPC está organizado em três níveis: comunidades, subcomunidades e coleções e, dentro destas, os itens documentais.


Comunidade 1 - Governança SBPC

Documentos referentes à organização, gestão, planejamento, deliberações, estrutura, funcionamento e história institucional da SBPC. Incluem conteúdos produzidos, entre outros, pela diretoria executiva, administrativo e financeiro, bem como méritos e homenagens feitas à SBPC. Clique aqui para conhecer a produção da comunidade.


Comunidade 2 - Políticas de Educação e CT&I

Documentos relacionados à luta pelo desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do Brasil, à defesa pela melhoria das políticas públicas em CTI representada em sua atuação no Legislativo e Executivo por meio de audiências públicas, manifestações públicas, bem como a participação e representação direta nos conselhos e comitês. Clique aqui para conhecer a produção da comunidade.


Comunidade 3 - Reuniões Anuais

Documentos das Reuniões Anuais relacionados às atividades de planejamento, organização, inscrições, credenciamento, normas, programação, infraestrutura e serviços de apoio do evento; promoção, divulgação, registro e memória, matérias sobre o evento na mídia, abertura e cerimonial, homenagens, concursos e a atividades tecnológicas, artísticas e culturais. Clique aqui para conhecer a produção da comunidade.


Comunidade 4 - Reuniões Regionais e Especiais

Documentos das reuniões regionais e especiais relacionados às atividades de planejamento, organização, inscrições, credenciamento, normas, programação, infraestrutura e serviços de apoio do evento; promoção, divulgação, registro e memória, matérias sobre o evento na mídia, abertura e cerimonial, homenagens, concursos e a atividades tecnológicas, artísticas e culturais. Clique aqui para conhecer a produção da comunidade.


Comunidade 5 - Outros Eventos

Documentos referentes à participação e representação da SBPC em eventos nacionais e internacionais, isto é, participação de atores da SBPC em eventos de terceiros. Entende-se aqui 'outros eventos' – eventos realizados pela SBPC ou em parceria com outras instituições. Incluem-se aqui também outras atividades relacionadas a eventos em geral: cerimoniais, comemorações, homenagens, solenidades realizadas pela e para a SBPC, bem como visitas técnicas, delegações, lançamentos de livros entre outros. Clique aqui para conhecer a produção da comunidade.


Comunidade 6 - Comunicação e Publicações

Documentos produzidos pela Comunicação Institucional da SBPC, relacionados com suas atividades de gestão e planejamento, produção e veiculação de sugestões de pauta e matérias, divulgação das atividades e campanhas institucionais, acompanhamento de jornais impressos e versão on-line, relações com a imprensa, concepção e gestão de projetos editoriais, felicitações, agradecimentos, pêsames e despedidas. Também se incluem aqui todas as publicações institucionais da SBPC. Clique aqui para conhecer a produção da comunidade.


3 Política de conteúdo

Cada comunidade, de acordo com a Política de Acesso da SBPC (em desenvolvimento), aprovada pela Diretoria em 6 de dezembro de 2021, receberá documentos referentes à sua área específica.

Contato para dúvidas ou sugestões:

Bibliotecária: rosangela@sbpcnet.org.br

Estagiário: eduardo@sbpcnet.org.br